domingo, 16 de junho de 2024

Resenha: Arsene Lupin: A Agulha Oca - Maurice Leblanc

 


Livro: Arsene Lupin: A Agulha Oca
Autor: Maurice Leblanc
Páginas: 160
Editora: Camelot

A resenha de hoje é do terceiro, e último, livro do Arsene Lupin que tenho no meu box, o primeiro livro foi "Arsene Lupin: O Ladrão de Casaca" (Resenha aqui) e o segundo foi "Arsene Lupin Contra Herlock Sholmes" (Resenha aqui) e com certeza deixei o melhor para o final.

O livro começa com um crime que acontece no castelo de Ambrumésy, nesse castelo mora o conde de Gesvres e sua família. Uma noite este castelo é atacado por três ladrões, um deles foi cercado e ferido por um tiro, porém ele simplesmente sumiu no jardim que cerca o castelo. Esse crime chama a atenção de todos e a princípio nada foi roubado, porém no meio de todos os curiosos e da imprensa , o jovem estudante, Isidore Beautrelet explica todo o crime, revela que as obras de arte presentes na casa são na verdade falsas, as verdadeiras foram roubadas e substituídas por ninguém menos que Arsene Lupin e seu bando.

A partir desse momento, se descobre que o ladrão baleado é o próprio Arsene Lupin, imediatamente a polícia cerca o jardim da propriedade para descobrir onde Lupin está escondido. Nesse meio tempo, Isidore começa a receber ameaças para deixar o caso e não ajudar mais a polícia com nada, ignorando os avisos Isidore continua a investigação, consegue decifrar os bilhetes deixados por Lupin, os segredos que foram passados de geração em geração, durante séculos agora são de conhecimento de todos. Como retaliação as suas descobertas, Isidore tem seu pai sequestrado e não pode contar com mais ninguém para lhe ajudar, Ganimard e Sholmes também estão desaparecidos.

O livro segue com toda a investigação, com Lupin sempre conseguindo escapar, a verdade é que parece que ele sempre está a um passo a frente de todos, porém isso muda no final do livro, com uma reviravolta surpreendente e um final que eu simplesmente não esperava. O jovem Isidore se mostrou inteligente e corajoso, não se deixando vencer e não desistindo de capturar Lupin, mesmo quando a sua vida e a de sua família corre perigo.

Esse foi meu livro favorito dos três, consegui me conectar aos personagens e com a história. Por um momento fiquei brava com Lupin sempre escapando, sempre se dando bem, mas o final que o autor deu para essa história fez com que Lupin pagasse, por pelo menos um  momento ele foi punido e foi da pior forma possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário