domingo, 2 de junho de 2024

Resenha: Arsene Lupin: O Ladrão de Casaca: Maurice Leblanc

 

Livro: Arsene Lupin: O Ladrão de Casaca
Autor: Maurice Leblanc
Páginas: 144
Editora: Camelot

Depois de ler as histórias de Sherlock Holmes chegou a hora de ler os livros de Arsene Lupin. O que acontece é que Sherlock Holmes é conhecido por ser um investigador famoso e por resolver os crimes mais difíceis, agora temos Arsene Lupin que é um ladrão conhecido por sua inteligência, por cometer crimes e nunca ser pego.

O autor Maurice Leblanc recebeu a encomenda de desenvolver histórias policiais de um personagem que fizessem tanto sucesso na França quanto o Sherlock Holmes fazia na Inglaterra, foi assim que surgiu Arsene Lupin, o famoso ladrão de Casaca.

Neste livros são reunidas nove histórias de Arsene Lupin, nelas consegui perceber que Lupin é um personagem carismático, ele gosta de espetáculo, até por isso que ele sempre avisa suas vítimas com antecedência que o crime vai acontecer. Ele não usa de violência em momento algum, muito pelo contrário, a expressão "ladrão de casaca" significa ser educado, charmoso e confiante. 

As histórias são narradas por um "comparsa" de Lupin, uma pessoa que ele tem total confiança para contar os segredos de seus crimes, tal qual acontece com Dr. Watson que é o "biógrafo" de Sherlock Holmes e conta os segredos de suas investigações.

A primeira história apresentada no livro se chama "Arsene Lupin Preso", é ai que conhecemos Lupin e do que ele é capaz. Os passageiros do transatlântico Provence estão se divertindo durante uma viagem, quando uma mensagem chega avisando que Arsene Lupin estava abordo, na primeira classe e que estava disfarçado com o nome começado com R. A partir desse momento o pânico está instaurado, ninguém consegue identificar Lupin dentre os demais passageiros e até o desembarque não há mais nenhum instante de paz.

A partir daí se iniciam as outras histórias e todas são sequenciais, então é importante respeitar a ordem porque uma é continuação da outra, se não seguir a ordem é capaz de ficar perdido e não entender o desenrolar da história.

Das histórias apresentadas no livro a minha favorita foi " A fuga de Arsene Lupin", nessa história ele está preso, mas tudo isso faz parte de um plano, Lupin se deixa prender para poder escapar. Mesmo estando na prisão, em uma sela solitária e sob vigilância constante, ele avisa que fugirá passando data e hora para isso ocorrer. E a forma como ele faz isso acontecer é simplesmente sensacional, ele engana a todos, inclusive seu inimigo na história, o inspetor Ganimard.

Leitura rápidan e divertida, Lupin é inteligente e carismático, mesmo fazendo coisas erradas e cometendo crimes gostei do personagem. As histórias são curtas, então dá para ler uma história por dia tranquilamente, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário