domingo, 7 de agosto de 2022

Como desenvolver o hábito da leitura

 O hábito da leitura é maravilhoso, faz com que a pessoa possa relaxar, aprender e ser transportada para um lugar ou época totalmente diferentes sem ao menos sair do lugar. Apesar de tudo isso tem pessoas que tentam e não conseguem desenvolvê-lo, umas falam que é a correria do dia-a-dia, outras dizem que não tem paciência ou até mesmo que não encontraram algum tema que as agrade. Pensando nisso resolvi escrever esse post, ele tem algumas dicas para quem quer iniciar no mundo da leitura.

1) Comece pelo que gosta: parece meio óbvio, mas é a verdade, nós temos que ler sobre assuntos que nos interessem, atualmente  existem diversos gêneros, desde terror, suspense, romance etc, e também tem livros que misturam vários gêneros. No começo eu só lia suspense, mas atualmente tenho lido bastante romance. É importante tentar ler gêneros diferentes até achar um que você se identifique e a partir daí buscar por títulos desse gênero, assim a leitura vai fluir melhor.

2) Comece aos poucos: não adianta querer ler cem páginas por dia, porque você não vai conseguir fazer isso logo de cara, vai se frustar e vai desistir. Comece lendo cinco ou dez páginas por dia, de segunda a sexta, para não cansar, aos poucos você vai perceber que o tempo vai passando mais rápido sem que você perceba e quando se der conta já ler cinquenta ou cem páginas.

3) Tenha uma rotina de leitura: essa dica foi o que me ajudou a ler com mais frequência, ter um momento específico e reservado apenas para a leitura, porque se eu esperasse ter um momento livre na minha rotina para isso eu não conseguiria ler nunca, então decidi colocar na agenda mesmo, separar uns minutos do dia para isso e foi a melhor coisa que eu fiz, mesmo com o dia super atarefado eu sei que terei meu momento de leitura.

4) Esteja confortável: ler para mim é um momento de relaxamento e para isso acontecer é preciso estar em um ambiente confortável, onde você possa passar um bom tempo sem precisar ficar se mexendo e se desconcentrando. Eu gosto de ficar sentada, com um livro apoiado em algum lugar, mas tem gente que gosta de ler deitada, acender uma vela ou até tomar um café. Isso vai de pessoa para pessoa, o importante é estar confortável e concentrado.

5) Não se cobre: talvez essa seja a dica mais importante, um hábito, um hobby é algo prazeroso, que fazemos por prazer e não por obrigação. A partir do momento em que você se cobra muito, você se sente obrigado e perde a vontade. A leitura tem que ser encarada com algo leve, tranquilo e que proporcione momentos bons.

Essas foram algumas dicas básicas para criar o hábito da leitura, essas dicas me ajudaram muito a ter a rotina que eu tenho hoje e do mesmo jeito que me ajudou, espero que ajude você que está lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário