domingo, 24 de julho de 2022

Como comecei a ler

Como eu já comentei aqui no blog sempre gostei de ler e escrever, na verdade não consigo ter lembranças da minha infância onde essas atividades não estavam presentes e por isso resolvi dividir um pouco com vocês a minha história de amor com os livros.

Para começar eu sempre fui uma criança mais quietinha, minha mãe nunca teve problemas comigo em relação a bagunça porque a minha brincadeira favorita sempre foi a de "escolinha" onde eu ensinava as bonecas ou ficar pintando e desenhando alguma coisa.

Conforme fui aprendendo a ler sempre fui incentivada por uma tia minha que na época dava aulas para crianças em uma outra escola e uma coisa que fica muito na minha lembrança é o fato que em toda data comemorativa eu sempre ganhava livrinhos de histórias infantis, ficava toda contente, lia e relia muitas vezes.

Outra lembrança é que meu pai trabalhava em uma fábrica que também distribuía livros para os filhos dos funcionários, lembro até hoje que eu tinha a coleção do "Felício Feliz - O Ratinho Cidadão". Talvez esses foram meus primeiros livros lidos.

Na escola em que eu estudava tínhamos "Aula de Leitura" uma vez por semana, era uma aula em que íamos para a biblioteca, podíamos escolher um livro para levar para casa e ficar com ela durante uma semana e devolveríamos na próxima aula. Apesar de ser uma escola pública a biblioteca era recheada de livros, infantis, para adolescentes, livros didáticos e até mesmo em outras línguas.

Quando fiquei mais velha fui fazer técnico no SENAC e lá era o paraíso para quem gosta de ler, uma biblioteca GIGANTESCA, de livros de vários gêneros, livros técnicos, apostilas e tinham também dvd's de filmes e séries, e nós, os alunos podíamos pegar emprestado durante uma semana e podíamos renovar por mais uma semana.

A época em que menos li foi quando comecei a trabalhar de dia e fazer faculdade a noite, nessa época eu não lia absolutamente nada. No começo tentava ler no ônibus, mas o cansaço era tanto que mal entrava no ônibus e já cochilava. Era muito difícil conciliar as leituras da faculdade com as leituras pessoais e acabei abandonando as leituras por prazer.

Atualmente consigo me organizar para ler no mínimo um livro ao mês, leio um pouquinho por dia, seja na hora do meu almoço ou quando chego em casa a noite. A leitura é um hábito que me faz muito bem e não quero abandonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário