domingo, 14 de dezembro de 2025

Como realizar suas metas em 2026

O ano está acabando e é nessa época que começamos a pensar nas nossas metas e planos para o próximo ano que se inicia. Eu particularmente me sentia muito empolgada e motivada para definir várias metas, porém com o passar dos meses começava a me sentir ansiosa e decepcionada por não conseguir realizá-las no período que estabeleci, então de um tempo para cá resolvi mudar a forma que defino as minhas metas e criar estratégias para não desistir no meio do caminho e conseguir realizá-las. Vou compartilhar algumas dicas que me ajudaram muito nestes últimos anos.

1- Crie metas realistas: parece uma enorme bobagem essa dica, mas é importante sermos realistas na hora de criar nossas metas, não adianta colocar uma meta grande e querer realizar em um período muito curto de tempo ou que exija um esforço muito grande, pois isso só vai gerar frustração. Por exemplo: Eu gosto muito de ler, normalmente a minha meta de leitura é de doze livros no ano, porém para o ano que vem coloquei como meta ler quinze livros. Gostaria de colocar uma meta maior? Uns vinte e cinco livros? Com certeza, amo ler, porém tenho que pensar na minha realidade, onde tenho diversos compromissos ao longo do dia que me impedem de me dedicar tanto a leitura, então colocar uma meta que não está de acordo com a minha realidade só ira me gerar frustrações e ansiedade;

 2 - Divida a meta em "mini metas": depois que você definiu as suas metas, o próximo passo é se dividi-la de uma forma que você consiga fazer um pouco por dia e não se sobrecarregue tentando fazer tudo de uma vez. Continuando o exemplo dos livros, se eu estabeleci que vou ler quinze livros no ano, com certeza não tenho condições de ler todos de uma vez, então eu divido no decorrer do ano e dentro dessa divisão me proponho a ler dez minutos por dia, assim não me sobrecarrego e não me gera ansiedade. 

3 - Deixe suas metas visíveis para não esquecer: outra dica que parece boba, mas é importante. Não adianta escrever as metas e deixá-las de lado. Colocar na agenda, no planner, em qualquer lugar que elas estejam visíveis para te lembrar que elas estão ali, já aconteceu de escrever minhas metas em um papel e deixar esse papel guardado, depois de um tempo encontrei o papel todo amassado, me lembrei do que deveria ter feito e me senti muito triste por ter esquecido e não ter feito nada.

4 - Defina prazos: tem pessoas que não funcionam com prazos, mas eu só funciono se tiver prazos para cumprir. Eu me conheço e sei que qualquer oportunidade para procrastinar e empurrar com a barriga, eu vou fazer isso, então colocar prazos me ajudou muito a me motivar e não me fazer "perder o ritmo". Sempre penso "até sexta-feira tenho que ler até o capítulo X" ou "esse livro tenho que terminar até o final desse mês". Além disso, ter um cronograma onde posso organizar e encaixar tais ações no meu dia a dia.

 Só listei algumas dicas que me ajudaram muito a realizar minhas metas, lógico que cada pessoa é única e o que funciona para mim pode não funcionar para outras pessoas, mas achei legal compartilhar, porque nunca conseguia realizar minhas metas, isso gerava um sentimento ruim de frustração, o que fazia com que eu estabelecesse cada vez mais metas, que eu também não conseguia realizar e isso gerar um ciclo de frustração e ansiedade. Citei o exemplo dos livros porque falo muito de livros por aqui, mas pode ser adaptado para outras situações como juntar dinheiro, estudar, praticar um esporte, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário