Últimos dias do ano e começamos a nos preparar para o novo ano que se aproxima, se pararmos para pensar não muda muita coisa, afinal passando as festas nós só voltamos para as nossas rotinas, porém eu sempre uso estes últimos dias para fazer uma balanço do ano que passou e me preparar para o ano que começa. Durante 2025 observei muitos comportamentos e hábitos meus que sinceramente não quero continuar ano que vem, além destes existem outros comportamentos e hábitos que com certeza quero cultivar para o ano que se inicia.
O principal hábito que me incomodou (e muito!) durante este ano foi o uso excessivo do celular e principalmente das redes sociais. Sempre fui uma criança que gostava de desenhar, pintar, ler etc., durante a minha adolescência continuei com o hábito da leitura e comecei a assistir filmes, séries e a ouvir muita música, ser fã de várias bandas e tudo isso acontecia sem ficar com o celular e com as redes sociais o dia inteiro. Quando estava no finalzinho da adolescência surgiram as redes sociais mais populares atualmente, o Instagram e o X (na época era Twitter), quando comecei a trabalhar comprei meu primeiro celular “moderno”, com internet, câmera, acesso as redes sociais, de lá para cá foi um caminho sem volta.
Hoje, infelizmente, não prático muitos desses hábitos, não consigo ter concentração para praticar atividades “offline”, não consigo ler por várias horas, não consigo assistir um filme inteiro, não consigo simplesmente ouvir música sem parar toda a hora para desbloquear o celular, entrar no Instagram/X, mesmo que não tenha aparecido nenhuma notificação ou mensagem, só entro por entrar, fico rolando o feed e quando percebo já se passaram minutos ou até horas.
Para o ano que se inicia quero diminuir cada vez mais as minhas redes sociais, limitar muito meu tempo de uso e também a forma como eu consumo tudo isso. Entrar no Instagram parece inofensivo, mas por vezes me sinto diminuída porque me comparo com outras pessoas, ou me sinto constantemente ansiosa por consumir muitos assuntos, que se for analisar não me acrescentam em nada.O pior de tudo isso, é que mesmo admitindo que redes sociais não fazem bem, eu não consigo largar, não consigo não entrar no Instagram porque sempre quero ver os stories, não consigo não entrar no X porque lá as informações são mais rápidas.
Acho que o segredo de tudo é o equilíbrio, saber dosar as quantidades, para 2026 quero me dedicar a atividades manuais, que exijam raciocínio e concentração, quero fazer alguma atividade prazerosa, daquelas que nós nem vemos a hora passar. Em 2026 quero que o celular ocupe uma pequena parte do meu dia, quero que as redes sociais sejam usadas com sabedoria, para ver assuntos que eu gosto e que me fazem bem.