domingo, 28 de dezembro de 2025

Tentando diminuir o uso do celular/redes sociais em 2026

 Últimos dias do ano e começamos a nos preparar para o novo ano que se aproxima, se pararmos para pensar não muda muita coisa, afinal passando as festas nós só voltamos para as nossas rotinas, porém eu sempre uso estes últimos dias para fazer uma balanço do ano que passou e me preparar para o ano que começa. Durante 2025 observei muitos comportamentos e hábitos meus que sinceramente não quero continuar ano que vem, além destes existem outros comportamentos e hábitos que com certeza quero cultivar para o ano que se inicia. 

O principal hábito que me incomodou (e muito!) durante este ano foi o uso excessivo do celular e principalmente das redes sociais. Sempre fui uma criança que gostava de desenhar, pintar, ler etc., durante a minha adolescência continuei com o hábito da leitura e comecei a assistir filmes, séries e a ouvir muita música, ser fã de várias bandas e tudo isso acontecia sem ficar com o celular e com as redes sociais o dia inteiro. Quando estava no finalzinho da adolescência surgiram as redes sociais mais populares atualmente, o Instagram e o X (na época era Twitter), quando comecei a trabalhar comprei meu primeiro celular “moderno”, com internet, câmera, acesso as redes sociais, de lá para cá foi um caminho sem volta.

Hoje, infelizmente, não prático muitos desses hábitos, não consigo ter concentração para praticar atividades “offline”, não consigo ler por várias horas, não consigo assistir um filme inteiro, não consigo simplesmente ouvir música sem parar toda a hora para desbloquear o celular, entrar no Instagram/X, mesmo que não tenha aparecido nenhuma notificação ou mensagem, só entro por entrar, fico rolando o feed e quando percebo já se passaram minutos ou até horas.

Para o ano que se inicia quero diminuir cada vez mais as minhas redes sociais, limitar muito meu tempo de uso e também a forma como eu consumo tudo isso.  Entrar no Instagram parece inofensivo, mas por vezes me sinto diminuída porque me comparo com outras pessoas, ou me sinto constantemente ansiosa por consumir muitos assuntos, que se for analisar não me acrescentam em nada.O pior de tudo isso, é que mesmo admitindo que redes sociais não fazem bem, eu não consigo largar, não consigo não entrar no Instagram porque sempre quero ver os stories, não consigo não entrar no X porque lá as informações são mais rápidas. 

Acho que o segredo de tudo é o equilíbrio, saber dosar as quantidades, para 2026 quero me dedicar a atividades manuais, que exijam raciocínio e concentração, quero fazer alguma atividade prazerosa, daquelas que nós nem vemos a hora passar. Em 2026 quero que o celular ocupe uma pequena parte do meu dia, quero que as redes sociais sejam usadas com sabedoria, para ver assuntos que eu gosto e que me fazem bem.

domingo, 21 de dezembro de 2025

Livros lidos em 2025

 O ano está acabando e consegui cumprir a minha meta de doze livros lidos no ano, mas se engana quem pensa que foi um livro lido por mês, seguindo certinho. Esse ano foi muito agitado na minha vida pessoal, aconteceram muitas situações que me fizeram desfocar e não pegar em um livro durante semanas, mas por outro lado houveram períodos em que foquei e li muito rápido, no fim das contas deu tudo certo.

Vou listar abaixo os livros que li este ano e não se assuste porque não há nada de novo, o ano basicamente foi dedicado a releituras:

1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling;

2 - Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling;

3 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J.K. Rowling;

4 - Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K. Rowling;

5 - Harry Potter e a Ordem da Fênix - J.K. Rowling;

6 - Harry Potter e o Enigma do Princípe - J.K. Rowling;

7 - Harry Potter e as Relíquitas da Morte - J.K. Rowling;

8 - A Culpa é das Estrelas - John Green;

9 - Cidades de Papel - John Green;

10 - Quem é você, Alasca? - John Green;

11 - Will & Will, Um Nome, Um Destino -  Davi Levithan e John Green;

12 - Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie.

 Minha lista de lidos não é lá muito emocionante, eu sei. Tirando o livro nº  11, todas as outras, sem exceção, foram livros que eu já tinha em casa e não precisei pensar muito no que ler em seguida. Mesmo sendo histórias que eu já conhecia foi bom fazer essas releituras, principalmente porque alguns livros, como os do John Green, eu li quando era muito nova, quando estavam no auge e foi bom ler agora mais adulta e madura, consegui ter uma outra visão das histórias bem diferente da visão que tive há 15 anos, quando li a primeira vez. Sobre os livros do Harry Potter, não adianta, dê tempos em tempos pego os livros para ler ou assisto todos os filmes de uma vez, é uma série que eu gosto muito e sempre consumo conteúdo sobre. Por fim, também gosto dos livros da Agahta Christie, no caso desse é uma releitura, mas existem vários outros que não li e tenho vontade de conhecer.

Para o ano que vem quero diversificar bastante os livros lidos, já estou fazendo uma lista para incluir gêneros que não costumo consumir, sair da minha zona de conforto. Mesmo assim, me sinto satisfeita com as leituras deste ano, elas me fizeram companhia e me ajudaram a passar por diversos momentos durante este ano. 

domingo, 14 de dezembro de 2025

Como realizar suas metas em 2026

O ano está acabando e é nessa época que começamos a pensar nas nossas metas e planos para o próximo ano que se inicia. Eu particularmente me sentia muito empolgada e motivada para definir várias metas, porém com o passar dos meses começava a me sentir ansiosa e decepcionada por não conseguir realizá-las no período que estabeleci, então de um tempo para cá resolvi mudar a forma que defino as minhas metas e criar estratégias para não desistir no meio do caminho e conseguir realizá-las. Vou compartilhar algumas dicas que me ajudaram muito nestes últimos anos.

1- Crie metas realistas: parece uma enorme bobagem essa dica, mas é importante sermos realistas na hora de criar nossas metas, não adianta colocar uma meta grande e querer realizar em um período muito curto de tempo ou que exija um esforço muito grande, pois isso só vai gerar frustração. Por exemplo: Eu gosto muito de ler, normalmente a minha meta de leitura é de doze livros no ano, porém para o ano que vem coloquei como meta ler quinze livros. Gostaria de colocar uma meta maior? Uns vinte e cinco livros? Com certeza, amo ler, porém tenho que pensar na minha realidade, onde tenho diversos compromissos ao longo do dia que me impedem de me dedicar tanto a leitura, então colocar uma meta que não está de acordo com a minha realidade só ira me gerar frustrações e ansiedade;

 2 - Divida a meta em "mini metas": depois que você definiu as suas metas, o próximo passo é se dividi-la de uma forma que você consiga fazer um pouco por dia e não se sobrecarregue tentando fazer tudo de uma vez. Continuando o exemplo dos livros, se eu estabeleci que vou ler quinze livros no ano, com certeza não tenho condições de ler todos de uma vez, então eu divido no decorrer do ano e dentro dessa divisão me proponho a ler dez minutos por dia, assim não me sobrecarrego e não me gera ansiedade. 

3 - Deixe suas metas visíveis para não esquecer: outra dica que parece boba, mas é importante. Não adianta escrever as metas e deixá-las de lado. Colocar na agenda, no planner, em qualquer lugar que elas estejam visíveis para te lembrar que elas estão ali, já aconteceu de escrever minhas metas em um papel e deixar esse papel guardado, depois de um tempo encontrei o papel todo amassado, me lembrei do que deveria ter feito e me senti muito triste por ter esquecido e não ter feito nada.

4 - Defina prazos: tem pessoas que não funcionam com prazos, mas eu só funciono se tiver prazos para cumprir. Eu me conheço e sei que qualquer oportunidade para procrastinar e empurrar com a barriga, eu vou fazer isso, então colocar prazos me ajudou muito a me motivar e não me fazer "perder o ritmo". Sempre penso "até sexta-feira tenho que ler até o capítulo X" ou "esse livro tenho que terminar até o final desse mês". Além disso, ter um cronograma onde posso organizar e encaixar tais ações no meu dia a dia.

 Só listei algumas dicas que me ajudaram muito a realizar minhas metas, lógico que cada pessoa é única e o que funciona para mim pode não funcionar para outras pessoas, mas achei legal compartilhar, porque nunca conseguia realizar minhas metas, isso gerava um sentimento ruim de frustração, o que fazia com que eu estabelecesse cada vez mais metas, que eu também não conseguia realizar e isso gerar um ciclo de frustração e ansiedade. Citei o exemplo dos livros porque falo muito de livros por aqui, mas pode ser adaptado para outras situações como juntar dinheiro, estudar, praticar um esporte, etc.

domingo, 7 de dezembro de 2025

Hábitos para 2026

 O ano está acabando e é nessa época que eu sempre faço um balanço da minha vida, dos meus hábitos, do que eu quero mudar e do que eu quero continuar para o próximo ano. O ano de 2025 foi muito desafiador para mim, muitas mudanças aconteceram, consegui adquirir alguns hábitos e perdi outros ao londo dos meses, então resolvi escrever este post para me manter motivada e não desistir.

1º LEITURA DIÁRIA: Esse hábito já vem na minha vida por anos e anos, tem épocas em que leio mais e épocas que leio menos. Em 2025 estabeleci a meta de 12 livros e foi isso que fiz, nenhum livro a mais e nenhum livro a menos. Quero manter este hábito, tirar dez minutos por dia para focar na leitura e tentar ler 15 livros no ano que vem.

2º PRATICAR EXERCÍCIOS: Outro hábito que consegui colocar na minha vida este ano, começamos a ir à academia todos os dias de manhã e hoje vamos 3 vezes na semana. Para o ano que vem além da academia que quero continuar, pretendo praticar outros exercícios (talvez natação, ioga, etc.)

3º PINTURA: Eu amo pintar/desenhar, desde criança cadernos e lápis sempre foram minha melhor companhia, mas com o passar dos anos esse hábito foi ficando de lado e agora com a "moda" dos livros de colorir estou com vontade de voltar a pintar, principalmente nas horas vagas. Talvez até uma pintura em tela.

4º DIMINUIR O USO DAS REDES SOCIAIS: Quero muito diminuir o uso das redes sociais no dia-a-dia, tenho notado muitas diferenças no meu comportamento,  nos períodos que não estou próximo do celular fico me sinto constantemente ansiosa como se estivesse perdendo alguma coisa super importante, sei que muito disso está ligado ao uso excessivo das redes sociais, por isso quero deixar as redes sociais mais de lado no ano que vem.

5º ASSISTIR FILMES/SÉRIES: Sempre gostei de assistir filmes/séries, porém hoje parece que "não tenho paciência" para nada longo. Assistir filmes sempre foi um dos meus passatempos preferidos, mas hoje não consigo, me sinto dispersa, fico agoniada para o filme acabar logo. 

Esses são os hábitos que quero levar comigo para 2026. Alguns já tenho, basta continuar já outros será difícil colocar na minha rotina, mas vou tentar manter o foco.