domingo, 21 de abril de 2024

Resenha: Sherlock Holmes: Um Estudo Em Vermelho - Arthur Conan Doyle

 


Livro: Sherlock Holmes: Um Estudo Em Vermelho;
Autor: Arthur Conan Doyle
Páginas: 174
Editora: Principis

Livros policiais, de investigação ou de suspense são meus favoritos. Autores como Agatha Christie e Mauricie Leblanc são uns dos meus favoritos, então resolvi ler o clássico dos clássicos, o famoso detetive Sherlock Holmes. Esse foi meu primeiro contato com livros dele e mesmo sem querer comecei pelo livro certo.

O livro é narrado pelo Dr. Watson, neste livro ele e Sherlock Holmes ainda não se conhecem, Dr. Watson conta sobre sua vida até o momento, o fato de se formar na Universidade de Londres e após isso foi trabalhar na guerra, acabou se ferindo e desde então vive do benefício que recebe, como o benefício não é muito alto, Dr. Watson procura uma pessoa para dividir as despesas de um apartamento, é ai que surge um amigo em comum que o apresenta a Sherlock Holmes.

Eles se acertam e vão morar juntos, no início Dr Watson não se importa com os hábitos metódicos de Holmes, porém com o passar dos dias ele começa a se perguntar qual é a sua verdadeira profissão, já que ele estuda diversos assuntos ligados a criminalista, medicina e investigação, além de receber diversas pessoas em casa. Durante um café da manhã, Holmes conta que trabalha como "consultor investigativo" e que pessoas do mundo inteiro o procuram em busca de auxilio na investigação dos mais diversos crimes.

Coincidentemente um crime bastante diferente acontece próximo deles e dois investigadores da Scotland Yard solicitam sua ajuda. Tanto Dr. Watson quanto Holmes vão ao lugar do crime e notam que o corpo está em uma casa vazia, abandonada, que o quarto está todo ensanguentado, mas que o corpo em si não apresenta nenhum ferimento. Enquanto os demais investigadores só observam o superficial, Holmes vê detalhes que ninguém mais vê, percebe coisas que passam despercebido pela maioria das pessoas.

O livro é dividido em duas partes, a primeira conta sobre o crime e o desdobramento da investigação nos dias que se seguiram, já a segunda parte remete a uma história ocorrida nos EUA e que está totalmente ligada ao crime que aconteceu na Inglaterra. Como foi meu primeiro contato com esse personagem demorei para entender o que uma parte tinha haver com a outra, inclusive Holmes já havia solucionado todo o caso no final da parte um e mesmo assim demorei para entender quem era o assassino e os motivos que o levaram a cometer o crime.

Gostei tanto desse livro, é o estilo de livro que eu gosto bastante, não sei porque demorei tanto para iniciar a leitura, mas depois que iniciei li em menos de uma semana. Quero ler outras histórias desse personagem, pois fiquei encantada com a forma que ele conduz a investigação, ele é muito inteligente e estudioso, e é isso que me chamou a atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário