domingo, 21 de agosto de 2022

Meus hábitos de leitura

 Todos nós temos os nossos hábitos, as nossas manias para absolutamente tudo na vida, eu faço determinadas coisas de um jeito, você faz de outro jeito e por ai vai, com a leitura não é diferente, eu tenho hábitos que desenvolvi com o passar dos anos que podem ser comuns ou novos para algumas pessoas. Por exemplo, alguns deles são:

1- Eu sempre paro minhas leituras em finais de páginas ou capítulos: sabe quando você está lendo algum livro, tem que parar e você está bem no meio de uma página ou capítulo? Então, eu tento ao máximo terminar o capítulo para ficar "certo", se não for possível eu coloco o marcador de páginas no início do capítulo para que dá próxima vez eu comece do começo. Eu não gosto de abrir na página e ficar "caçando" onde eu parei;

2- Eu não consigo ler com música: conheço algumas pessoas que amam ler enquanto ouvem música, dizem que ajuda na concentração, mas comigo funciona exatamente ao contrário. Não sei se é a letra ou o ritmo, mas ai eu começo a prestar a atenção na música e não no livro, o detalhe é que para outros sons (buzina, sirene, conversas, latido) é tranquilo, consigo ler perfeitamente nesse ambientes mais barulhentos;

3- Eu não consigo ler deitada/na cama: para quem não me conhece saiba que eu durmo com muita facilidade, não sei explicar o porque mas quando eu deito na cama eu durmo em questão de minutos, então ler deitada é impossível para mim. Eu sempre leio sentada no sofá ou na mesa para evitar ficar "pescando";

4- Eu não escrevo nos livros: eu não suporto a ideia de escrever, grifar, dobrar ou marcar as páginas dos livros. Eu sempre vejo fotos de pessoas marcando frases importantes nos livros com canetas marca texto, eu não gosto e não faço de jeito nenhum, quero manter o livro o mais conservado possível;

5- Eu só leio de segunda a sexta: eu não leio aos finais de semana, parece até mentira, mas não é, eu só leio durante a semana porque aos finais de semana não dá tempo, eu uso o sábado e o domingo para fazer as tarefas de casa, passear e adiantar as marmitas da semana, então não me sobra tempo para ler e eu aprendi a não me cobrar nesses dois dias.

Esses são alguns dos meus hábitos de leitura, talvez tenham mais, mas esses foram dos quais eu consigo me lembrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário