terça-feira, 9 de julho de 2024

Resenha: O Legados das Águas - Sofia Soter

Livro: O Legado das Águas
Autor: Sofia Soter
Páginas: 322
Editora: Alt


O livro conta a história dos cinco personagens, são eles: as irmãs Mari e Duda, os irmãos Lara e Gabriel e também de Felipe, mas além desses personagens humanos, a principal personagem desse livro é com certeza a cidade onde essa história se passa, uma cidadezinha chamada Catarina que fica na serra do Rio de Janeiro, ela é marcada por uma maldição onde quem é de fora não pode morar ali e quem é nascido ali não pode se mudar.

A história começa com Mari e Duda se mudando para Catarina com seus pais, eles não fazem a mínima ideia do que acontece com quem se muda para lá. As irmãs não conseguem fazer amizade, ninguém nem se quer fala com elas e apesar dos esforços elas não entendem porque são ignoradas por todos.

Do lado da casa de Mari e Duda, moram os irmãos Lara e Gabriel, eles são de uma das famílias mais tradicionais da cidade, enquanto Gabriel é o mais popular da escola, Lara é uma menina quieta e frágil, que não tem muitas amizades e que sofre constantemente com pesadelos, e apesar dela não ter paz, não conseguir dormir, ela não divide isso com ninguém.

Além deles, outro personagem é Felipe, ele também é nascido em Catarina, mas ao contrário de Gabriel, ele não tem amigos e passa a vida cuidado do seu pai alcoólatra. Apesar de ser nascido na cidade, Felipe também sofre com a maldição, já que sua mãe foi embora quando ele era pequeno, ela não era nascida em Catarina e não aguentou ficar, depois disso seu pai começou a beber e ele ficou com a responsabilidade de cuidar de tudo, inclusive de si mesmo, sozinho.

Inicialmente ninguém liga para a família que se mudou para a cidade, porque todo mundo sabe o que vai acontecer com eles, porém diferente das outras vezes Lara sente uma conexão com Duda e apesar delas não conversarem, ela sente que precisa avisá-la sobre o perigo que Duda e sua família estão correndo. Essa atitude de Lara faz com que tudo mude, faz com que Mari e Felipe se aproximarem e consequentemente Gabriel também.

Eles se juntam para acabar com a maldição para lutar contra um inimigo invisível. É desesperador o que está acontecendo porque ninguém consegue fazer nada para impedir. O final é triste, fiquei com vontade de chorar , porque não queria que a história levasse para esse rumo, porém foi feito o que precisava ser feito.

Esse foi até agora o melhor livro do ano, tinha zero expectativas quando comecei a leitura e a surpresa foi muito grande. Recomendo essa leitura pois mistura terror, suspense e também um pouco de romance.

 

domingo, 7 de julho de 2024

Estudos, Leituras e Filmes - Balanço do Primeiro Semestre

 Hoje é o primeiro final de semana do mês de Julho, ou seja, oficialmente o primeiro final de semana do segundo semestre do ano, então acredito que seja o momento ideal para fazer um balanço do semestre que passou em relação a leituras, estudos, filmes e séries.

Em relação aos estudos saí pouco da minha zona de conforto, quando virou o ano estava super motivada para estudar bastante, porém a realidade foi outra, o dia a dia foi bastante corrido e não consegui me organizar corretamente para estudar do jeito que queria, porém mesmo assim finalizei dois cursos, sendo um em Fevereiro e outro agora em Junho, ambos foram cursos online e rápidos. Para o segundo semestre não vou colocar a expectativa lá em cima, para evitar frustrações.

Sobre as leituras acredito que estou indo muito bem até agora, tenho finalizados dez livros e o décimo primeiro está quase terminando. Minha meta de leitura é sempre um livro por mês, ou seja, doze livros no ano, então para esse segundo semestre a intenção é bater a meta dos doze livros e passar essa meta, porém eu tive a sorte de escolher livros bons e que me prenderam, então espero continuar assim até o fim do ano.

Os filmes e as séries são um ponto delicado, porque antes eu não assistia muitos filmes, passei a assistir mais filmes depois que comecei a compartilhar minhas escolhas por aqui, isso me motiva a sair da minha zona de conforto e explorar filmes que normalmente não seriam escolhidos. E as séries, vão estrear novas temporadas de séries que eu acompanho, então pode ser que eu não comece nenhuma série nova por enquanto.

No geral foi isso, espero não desanimar nas leituras, manter esse ritmo que está legal e conseguir ler pelo menos um livro dos que estão na minha lista de leitura. Também espero assistir bastante filmes para compartilhar com vocês.