terça-feira, 31 de outubro de 2023

Resenha: Quando Ninguém Está Olhando - Alyssa Cole


Livro: Quando Ninguém Está Olhando

Autor: Alyssa Cole

Páginas: 400

Editora: Intrínseca

O livro conta a história de Sydney Green, na verdade não a história dela propriamente dita, mas sim do bairro em que ela nasceu e cresceu. O bairro do Brooklyn, em Nova York, foi seu lar durante boa parte da sua vida e agora devido a mudanças que estão acontecendo rapidamente está perdendo sua verdadeira identidade.

É por isso que Sydney decide desenvolver um passeio guiado pelo bairro, no qual ela conta história do bairro e de seus moradores afim de que a história daquele lugar não seja apagada. Para isso ela precisa fazer uma pesquisa extensa e conta com a ajuda de seu novo vizinho, Theo.

No começo eles visitam pessoas, museus e igrejas para fazer suas pesquisas, porém com o decorrer do livro e com diversos acontecimentos, nós começamos a perceber algumas situações suspeitas, além de falas extremamente revoltantes. O que antes parecia ser uma teoria da conspiração impossível de acontecer começa a fazer muito sentido quando comparados com situações que aconteceram há vários anos, principalmente na época da colonização.

O livro é muito mais que suspense, porque não há uma morte já no início em que é necessário investigar, mas uma série de acontecimentos aqui e ali que isolados parecem não ser nada, mas em conjunto mostram uma situação bem maior e bem mais perversa. A narração da história é intercalada entre a Sydney e o Theo e isso faz muita diferença, porque conseguimos notar a diferença sobre os pontos de vistas e a forma de encarar tudo de uma pessoa negra que sofreu e sofre discriminação a vida inteira e um homem branco que nunca precisou pensar ou se preocupar com isso.

Na verdade, quando comecei o livro eu não fazia ideia do que se tratava a história e dos desdobramentos que ela iria ter, até achei meio devagar a primeira metade do livro, tive dificuldade para embalar com a leitura, mas chega um certo ponto que a história te prende, o que antes era paranoia da Sydney, começa a fazer muito sentindo e percebi como as pessoas podem ser cruéis.

Do meio para o final o livro fica bom, muita ação e suspense, eu li praticamente metade do livro de uma vez porque queria saber como tudo terminaria, mas infelizmente o final ficou meio vago, para mim ficaram muitas pontas soltas, parece que a autora correu para terminar e não amarrou tudo.

O livro aborda o racismo usando como exemplo os próprios personagens então fica muito atual, ao mesmo tempo que trás à tona fatos históricos, para mostrar que se nada for feito vamos viver eternamente num ciclo de preconceito, discriminação e violência.