sábado, 18 de novembro de 2023

Resenha: A Mulher Silenciosa - A.S.A. Harrison

 

Livro:  A mulher silenciosa

Autor: A.S.A. Harrison

Páginas: 247

Editora: Intrínseca

Desde que li a sinopse desse livro fiquei muito curiosa referente a história e como ela se seria. Comecei a ler com uma expectativa bem alta, meu ritmo de leitura foi bem rápido porque queria saber logo o que iria acontecer. A história é sobre o casal, Jodi e Todd, eles estão juntos há vinte anos e vivem uma vida de aparências, que tem consequências trágicas.

Os capítulos do livro são nomeados como “Ele” e “Ela”, e mostram não só os pontos de vista, mas também o psicológico de cada personagem. Isso nos faz perceber a diferença de personalidade entre os personagens e como eles reagem de forma diferente em cada uma das situações.

De um lado temos Jodi, ela é psicóloga, mas exerce sua profissão somente por hobby, ela atende somente dois pacientes por dia, pois dedica boa parte do seu tempo a cuidar dos afazeres da casa e mimar o marido. Ela apesar de ser uma excelente psicóloga, tem uma dificuldade absurda de expressar seus sentimentos, ela foge de conflitos e não se impõe. Ela faz “vista grossa” para todas as traições do marido e age como se nada tivesse acontecido.

Também temos Todd, ele é um empreiteiro e é totalmente o oposto da esposa. Ele é totalmente egoísta, tem uma carreira consolidada, uma esposa que o ama e mesmo assim ele não se dá por satisfeito, trai a Jodi várias vezes, não sente o mínimo de peso na consciência e sempre acha um motivo para fazer o que faz. Ele não assume a responsabilidade por esses casos, até que sua amante, Natasha, engravida e o obriga a largar Jodi e se casar com ela.

Ao contrário dos demais casos, Todd realmente está cogitando sair de casa e se casar com Natasha, pois ela é o oposto de Jodi, põe Todd contra a parede e faz com que ele assuma o que fez, é nesse momento que achei que Jodi iria reagir, dar um escândalo, mas nada acontece, ela não esboça nenhuma reação, não se impõe e vê sua vida desmoronar.

O livro é envolvente, me deixou ansiosa para saber o que realmente iria acontecer, mas as atitudes, ou melhor, a falta de atitudes de Jodi me incomodou profundamente, ela engole tudo, extremamente passiva, não retruca e não faz nada, simplesmente abaixa a cabeça e aceita. O final só me mostra o que ela foi o livro inteiro, uma pessoa que não é capaz de fazer nada.